Menu do Site

Vacinação gratuita de meninas contra o HPV começa nesta segunda

A partir da próxima segunda-feira (10), Unidades Básicas de Saúde de todo o País começam a ofertar a vacina contra o HPV. A vacinação será dirigida a meninas de 11 a 13 anos e protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

"Estudos mostram que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e a longo prazos, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero", explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde. No Paraná a meta é meta é vacinar 80% das adolescentes nesta faixa etária.

Podem tomar a vacina adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.


Esquema de vacinação

A vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV. Dois deles (os tipos 16 e 18) são responsáveis pela maioria dos casos de câncer colo-uterino no país. A recomendação do Ministério da Saúde é que a vacina seja tomada antes da iniciação da vida sexual, para que a jovem não tenha tido um possível contato com o vírus.

O esquema de vacina proposto pelo Ministério da Saúde é diferenciado, pois serão aplicadas, ao todo, três doses. A primeira dose será durante a campanha, que começa dia 10 de março e segue até 10 de abril. A segunda dose será aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro e outubro. A terceira e última é necessária após cinco anos, a contar da aplicação da segunda dose.


Fonte: Bonde News
Divulgue

Poste um comentário: