Menu do Site

O clima começa a esquentar sobre as eleições para governador no Ceará


PROS TEM PRIORIDADE DE CANDIDATO

Não é nenhuma surpresa, mas ontem, o secretário de Saúde, Ciro Gomes, voltou a repetir o que todos já sabem: o PROS não abre mão de lançar o candidato à sucessão do governador Cid Gomes. Na véspera, quem havia dado a mesma declaração tinha sido o vice-governador Domingos Filho.

Ciro foi enfático na defesa de um nome do PROS: “Prefiro o candidato do PROS, mas digo, ao mesmo tempo, que vamos humildemente discutir com os outros partidos da base sob liderança do governador Cid Gomes”. Com essa posição, Ciro sepulta a aliança do PROS, PR e PMDB, do senador Eunício Oliveira, nas eleições deste ano.


LEÔNIDAS NÃO CONCORRE

o secretário de Saúde, Ciro Gomes, apresentou uma lista de nomes da sigla que podem ser os indicados ao cargo, incluindo dessa vez a secretária de Educação, Izolda Cela, e esquecendo de mencionar o ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos, Leônidas Cristino, o que leva a crer que Leônidas vai mesmo é pra câmara federal.

JEITINHO

Consciente de que o senador Eunício quer ser o candidato de Cid ao Abolição, Ciro tenta evitar o rompimento imediato do PMDB com o PROS. Por isso, afirmou ainda que “brigas, futricas, calúnia, birras, apetites e ambições pessoais” atrapalham o processo de sucessão.

SEM MARGEM

Mesmo cuidadoso e não querendo o confronto direto com Eunício, Ciro barra o apoio do governador Cid à candidatura do PMDB. Não fecha a porta toda, ressalta que a palavra final será de Cid. Porém, destaca que o PROS é o maior partido e tem a prioridade de indicar o governador.

INEVITÁVEL

Eunício não se manifestou sobre as declarações de Ciro. Contudo, repetiu, ao participar de solenidade no CDL, ontem à noite, que o PMDB terá candidato ao Governo do Ceará. Acredita, ainda, ser possível receber as bênçãos de Cid, mas se elas não vierem, mesmo assim concorrerá.

AGENDA CHEIA

O encontro de Lula com Eunício que, inicialmente, ocorreria na quinta-feira passada, foi transferido para ontem e acabou sendo adiado para a próxima semana, em São Paulo. Será na quarta ou quinta. Lula mantém a esperança de conseguir convencer Cid e Eunício a continuarem unidos.

PROIBIDO

Deputado José Guimarães disse aos petistas que não há hipótese dele desistir de disputar o Senado nas eleições de outubro. E que conta com o respaldo da presidente Dilma, de Lula e do PT nacional e cearense às suas pretensões eleitorais. Descarta, por completo, concorrer à reeleição. Com essa Inácio fica e maus lençóis.

BRASÍLIA
Luizianne Lins estreia na segunda o programa Outros Olhares, na TV União, às 12h30. Entre idas e vindas, parece estar decidida a postular um mandato na Câmara Federal. Fará dobradinha com o deputado Antonio Carlos e Elmano Freitas. Mais Não subirá no palanque com Cid.

PRESENTES

O governador Cid Gomes abre o período legislativo na segunda,3, na Assembleia, pela manhã. Fará um balanço de mais um ano de mandato e apresentará suas prioridades para 2014. Quem também irá abrir o ano legislativo na Câmara de Fortaleza é o prefeito Roberto Cláudio. Aproveitará para divulgar todas as suas realizações em 2013.


*Com informações da coluna "...E tem mais!", publicada no jornal Aqui CE deste sábado (1).
Divulgue

Poste um comentário: