Menu do Site

Campus da UFC de Sobral poderá se tornar universidade autônoma

O Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no município de Sobral,  poderá se tornar em uma universidade autônoma, como ocorreu com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), no município de Juazeiro do Norte. A informação foi prestada nesta terça-feira (4), pelo reitor da UFC, Jesualdo Farias.
“É um projeto antigo, esse de expandir a universidade nas macrorregiões do Estado. É um processo lento, que deve levar de dois a três anos. Primeiro é preciso fortalecer o campus de Sobral para depois trabalhar no projeto de expansão”, explica o reitor. Jesualdo Farias disse ainda que ainda vai conversar com o Ministro da Educação, José Henrique Paim, sobre o assunto. “Depois vou me reunir com a bancada [do Ceará no Congresso Nacional] para tratar do assunto”, diz.
A UFCA, no Cariri, foi fundada a partir do desmembramento do campus da UFC na região. A criação da universidade foi sancionada em junho de 2006 pela presidente Dilma Rousseff.
No processo de desmembramento, os professores e servidores da Universidade Federal do Ceará foram todos transferidos para a Federal do Cariri. Para a fundação da nova universidade, ainda é necessário sanção presidencial.
com informações do G1
Divulgue

Poste um comentário: