Menu do Site

Apresentado Plano de Combate à Dengue em Sobral


Com o tema “Todos Contra a Dengue no Município de Sobral”, foi realizado nessa terça-feira (11), no auditório da Prefeitura, o primeiro encontro do ano para mobilização de combate à doença, com a participação do vice-prefeito, Carlos Hilton Soares, da Secretária Mônica Souza Lima, e de todas as equipes de saúde do Município.

A abertura do evento contou com a apresentação teatral do Grupo de Arte e Educação Popular da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, que encenou uma peça sobre o mosquito causador da doença.

Ao abrir os trabalhos, o Prefeito Veveu falou da importância da participação de toda a sociedade na luta contra a doença. “Essa responsabilidade é de todos nós. Se cada um fizer sua parte, estaremos impedindo o avanço da dengue no nosso Município. Nossos índices são baixos, se comparados a outros municípios; mesmo assim, devemos continuar com esse trabalho intenso em todos os bairros e distritos de Sobral”.  

A Secretária da Saúde, Mônica Souza Lima, apresentou dados referentes aos casos de dengue em todo o mundo; o quadro brasileiro, passando pelo Ceará, e os casos referentes a Sobral. Para ela, “o trabalho realizado pelos profissionais, precisa da ajuda de toda a população”. Mônica afirmou, ainda, que está satisfeita pela sensibilização da população nos mutirões. “Podemos ver pessoas de todas as idades participando”, disse.

Foi dada aos participantes do encontro, a oportunidade de sugerir medidas que fortaleçam as ações realizadas pela Secretaria da Saúde. Todas as sugestões foram anotadas para posterior uso no fortalecimento da Campanha de combate à doença.

Para Expedito Vidal, Articulador Social do Conselho Municipal de Saúde, “é necessário que seja feita uma agenda pelos agentes locais, no intuito de organizar as visitas para mobilização dos bairros. Isso fará com que surja uma iniciativa popular”, afirmou.

O Prefeito reforçou as palavras do Articulador Social, afirmando que, “é necessário que haja esse agendamento das pessoas, para que tenhamos ações de sucesso em todo o Município.

A Secretaria da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, faz o trabalho de combate à dengue durante todo o ano, mesmo fora da quadra invernosa, pois, para a proliferação do mosquito, é necessário apenas ter acúmulo de água.

Esse ano, os Centros de Saúde da Família começaram a realizar blitz, apitaços e caminhadas para a sensibilização da população. A primeira ação ocorreu no dia 8 de janeiro. A blitz com panfletagem, contendo informações e cuidados a respeito do combate à doença, foi realizada durante no cruzamento entre a Avenida do Contorno e a Rua Cel. Diogo Gomes. A ação foi realizada pela equipe do Centro Saúde da Família (CSF) do bairro Centro.



No dia 10, do mesmo mês, foi a vez do Centro de Saúde da Família do Novo Recanto realizar um mutirão de limpeza em todo o bairro, e tomar as medidas necessárias para prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti no Recanto II. A próxima ação será realizada no Residencial Meruoca, também assistida pelo CSF Novo Recanto. O posto de saúde do Novo Recanto atende 934 residências e conta com uma população de 3.208 pessoas.

Os trabalhos foram realizados também nos demais Centros de Saúde Família, tanto na sede como nos distritos; em todas as ações, a população se fez presente, mostrando que também está atenta à mobilização. O Grupo de Arte e Educação Popular da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, se fez presente nos mutirões e nas caminhadas, integrando saúde e educação popular.

Para reforçar os trabalhos, a Secretaria da Saúde realizou nos dias 4 e 5, deste mês, a programação de Atualização em Dengue para profissionais do Sistema de Saúde de Sobral, com a participação do Dr. Ivo Castelo Branco, professor da Universidade Federal do Ceará e referência em dengue no Estado.
Divulgue

Poste um comentário:


Desenvolvido Por Agência Digital Pro Code