Menu do Site

Roxane Plácido é pioneira em Marketing Digital em Sobral


Sobral. Formada em Marketing e Webmaster, a consultora em marketing digital, Roxane Plácido, trouxe para esta cidade o primeiro serviço do seguimento há seis anos, sendo a única a oferecer o trabalho até hoje. O foco é a consultoria personalizada, que oferece assessoria em redes sociais e a criação de websites, entre outros serviços.
Quem está à frente da assessoria é a consultora em marketing digital, Roxane Plácido. Formada em Marketing e Webmaster revela que a grande vantagem é a relação custo benefício se comparado a outras mídias 
De acordo com ela, a grande vantagem do marketing digital é a relação custo benefício se comparado a outras mídias. Uma das comparações que melhor ilustra isso é a panfletagem, onde há três custos distintos. “Quando uma empresa trabalha com a publicidade impressa como a panfletagem, que j á foi a mais utilizada no País, os custos aumentam devido a processos como criação, impressão e distribuição, além do desgaste do meio ambiente”, explica.
Em Sobral o cenário não é diferente, com a publicidade impressa e anúncios em rádios sendo o topo da propaganda comercial, embora o cenário tenha mudado nos últimos cinco anos. “Logo, quando cheguei na cidade, os comerciantes e empresários tinha receio de investir no marketing digital. A primeira loja a contratar o serviço o fez há apenas três anos e tendo resultados dentro do primeiro mês”. A loja prevalece até hoje como a maior do seguimento de vestuário sobralense dentro das redes sociais.
Roxane afirma que um dos motivos da grande expansão do segmento na cidade foi a possibilidade de avaliar os resultados de maneira quantitativa, usando contadores de visitas, números de visualizações e até compartilhamentos. “Ele sabe exatamente quem está vendo, quem está gostando e até mesmo visualizando sugestões. Quando ele lança no rádio ou distribui folders e cartazes, a informação atinge o público de modo generalizado. Nem se sabe se o material foi lido. Nas redes sociais podemos trabalhar principalmente com o público alvo que se torna um multiplicador da informação”, diz.

Diferencial
O conforto também foi um dos fatores decisivos para essa transferência de mídia. Com a criação de conteúdos exclusivos que facilitam a pesquisa no comprador, as empresas que adotam redes sociais têm uma efetividade maior na hora da propaganda. “O serviço de consultoria em redes sociais engloba tudo isso. Não é só pegar um conteúdo da internet e compartilhar. Tem que criar a informação exclusiva, atrativa e facilitadora. Tem que ter sempre sua marca nas postagens. Tem que passar a filosofia da empresa”, frisa.
Em três anos o crescimento foi contínuo, sendo uma média de um novo cliente por mês, principalmente após a decisão de dedicação exclusiva aos atendimentos. “Antes eu possuía outras ocupações na área que eram vagas nesse sentido e consumiam bastante do meu horário comercial. Com a evolução positiva das redes sociais como meio de propaganda e marketing dentro de Sobral e a procura não só por comerciantes, mas também empresas de serviço, decidi dedicar-me exclusivamente”, diz.
Com a grande procura nasceu a necessidade de avaliação das empresas solicitantes. Roxane destaca que antes de aceitar, estuda a estrutura interna de cada uma para avaliar as possibilidades de implantação do serviço. A avaliação primária checa transparência e qualidade do serviço ou produto.
Um dos requisitos obrigatórios no contrato com a empresa é que haja um funcionário com autonomia de decisões que faça a mediação entre o que a empresa quer e o que a empresa precisa. “Esse funcionário deve ter poder de decisão dentro da estrutura contratante. Às vezes, a consultoria exige decisões como parar a impressão de material que não se relaciona harmonicamente com o que se divulga online. Contratações, investimento em links patrocinados e mudanças de campanhas impressas também se encaixam nessas decisões”. Isso faz com que os proprietários busquem estar em contato imediato com a consultora. Há um encontro mensal onde os dados serão comparados. “Observamos se a realidade dentro do site ou rede social bate com a realidade do consumidor, se o que está sendo curtido e compartilhado é o que está sendo comprado. Se as respostas coincidirem, podemos afirmar que o marketing digital é sucesso”


Divulgue

Poste um comentário: