Menu do Site

Novo tipo de USB não terá lado certo ao conectar

Praticamente todos os que tiveram algum contato com entradas USB já passaram por aquela irritante experiência de não acertar o lado em que o dispositivo deve ser encaixado, por tentar colocá-lo de cabeça para baixo. Pois bem, saibam que isso está para virar passado em breve.
O USB 3.0 Promoter Group, entidade que promove a especificação USB 3.0, anunciou que futuras versões do padrão poderão usar um novo tipo de conector batizado de “Type-C” (Tipo C) que será reversível, ou seja, pode ser encaixado de qualquer forma, sem um “jeito certo”.
Segundo o grupo o conector está sendo projetado para uso em dispositivos USB 3.1 e USB 2.0, e será um redesenho completo em relação aos conectores atuais. Será similar em tamanho ao conector micro USB (tecnicamente “USB 2.0 Micro-B) usado na maioria dos smartphones modernos, e suportará “scalable power charging”, uma técnica que adapta a corrente e voltagem transmitidas através do cabo às necessidades do aparelho sendo carregado.
A Apple iniciou a adoção de um conector reversível, chamado de “Lightning”, em seus dispositivos móveis a partir do lançamento do iPhone 5. O conector USB Type-C poderá ser usado para transmitir energia, dados e vídeo, mas não será compatível com as portas atuais. Entretanto a especificação irá definir cabos e adaptadores que poderão ser usados com os aparelhos já existentes.
A única má notícia, como você já deve ter imaginado, é que tantas mudanças vão acarretar em uma entrada completamente diferente da que utilizamos novamente. Em um primeiro momento, é claro, isso não vai gerar grandes diferenças, visto que a nova entrada, assim como ocorre com a USB 3.0, ainda deve demorar a ser popularizada.
Os primeiros periféricos equipados com a novidade, segundo a empresa, têm previsão de lançamento para meados de 2014. Mais informações sobre a próxima geração das entradas USB podem ser vistas neste PDF (em inglês).
Fonte: CanalTech
 
Divulgue

Poste um comentário: