Menu do Site

Sobral participa da 57ª Expoece com projetos da Agricultura Familiar

Caminhão Feira do Peixe e projeto de Avicultura Caipira representam Sobral na Expoece 2013, em Fortaleza

Os projetos que a Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri) vem desenvolvendo na agricultura familiar estarão representados pela Piscicultura e Avicultura Caipira durante a 57ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), que começa nesta segunda, 1º de outubro, no Parque de Exposição Governador César Cals, em Fortaleza.


O Caminhão Feira do Peixe estará à disposição da população em Fortaleza para a venda de pescado e subprodutos com preços mais acessíveis durante os nove dias do evento.


A permanência do Caminhão Feira do Peixe dentro da programação da EXPOECE faz parte de uma estratégia de divulgação do projeto de Piscicultura desenvolvido pela SEAGRI nas comunidades ribeirinhas em parceria com as Associações de Pescadores de Jaibaras, a Associação Comunitária de São Domingos, Associação Comunitária Padre João Batista da Frota da Comunidade Barragem e Comunidade Mamão Beira do Rio. O projeto tem como foco principal apoiar a cadeia produtiva da piscicultura em Tanques-rede, aproveitando os espelhos d’água dos reservatórios públicos estadual e federal, fortalecendo seu arranjo produtivo de forma sustentável, como também levar alimento mais saudável a população, com preços mais acessíveis.


Outro projeto presente na EXPOECE será o da Avicultura Caipira com a exposição do Aviário Itinerante. O Aviário é uma réplica de uma das 164 unidades produtivas de Galinha Caipira que existem no município de Sobral. Ao todo, são produzidas 8100 aves abatidas/mês, que representa 16.200 kg de carne/mês de galinha caipira comercializadas, gerando uma renda de R$ 162 mil ao mês. A produção da Avicultura Caipira, bem como o pescado e seus derivados, são destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal em parceria com o município de Sobral, ao comércio local e Feiras Livres (Feira da Agricultura Familiar e Feira da Galinha Caipira).


Fonte: ASCOM PMS
Divulgue

Poste um comentário: