Menu do Site

Assuntos que podem aparecer nas provas do ENEM

Temas que podem cair na prova e na redação do ENEM 2013

Não basta conhecer as regras ortográficas para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, nas outras matérias muitos textos podem ser aproveitados para encaixar questões de Ciências, Matemática ou Português. Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país e eventos internacionais e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.

Os alunos devem lembrar que na redação precisam defender uma ideia e apresentar seus argumentos.

Abaixo listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões do Enem 2013 e que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.

Sustentabilidade, Aquecimento global e catástrofes naturais

Os temas principais devem cobrir: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Correlação ou não entre o aquecimento global, as catástrofes naturais e a responsabilidades dos índivíduos, empresas e governos no aquecimento. Resíduos sólidos, poluição, queimadas...

Crise econômica mundial

A crise na zona do euro e nos EUA parece dar sinais de estar perto do fim, mas essa crise financeira sem precedentes ainda provoca efeitos graves, principalmente na área do emprego. A Alemanha parece não ser muito afetada. Porque? Os gregos e espanhóis acumulam altos índices de desemprego, entre os jovens esse índice ultrapassa a metade. Para os candidatos é interessante conhecer o histórico dos países e também da união europeia. Quais são e foram as consequências dessa crise para o restante do mundo, inclusive o Brasil.

Eleições, Política, Partidos e Governo

Ano eleitoral em 2014. Movimentos nas ruas podem aparecer em algumas questões, mas como ocorreram no final de junho, talvez não tenha dado tempo de aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já que estamos falando de política, é bom estar atualizado em relação a aspectos éticos, legais e escândalos que surgiram no noticiário.

Tecnologia e mudanças na sociedade

Novos produtos e processos chegando ao mercado em ritmo cada vez mais acelerado. Impactos no dia-a-dia dos cidadãos. Mudanças nas profissões. Teletrabalho. Redes sociais. Monitoramento e espionagem. Exames médicos. Ensino a Distância. Comunicações.

Brasil como sede de grandes eventos esportivos

A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão provocando uma série de ações do governo e da iniciativa privada. Vamos conseguir fazer algo organizado e que nos encha de orgulho? O sucesso da Olimpíadas de Londres também deve ser lembrado. O esporte de um modo geral como mobilizador e como promotor de saúde.

Educação, Saúde e Segurança

São os temas que mais incomodam os cidadãos no dia-a-dia. Investimentos (ou falta de ) em Educação e Saúde. Indices crescentes e/ou decrescentes de criminalidade. Maioridade penal. Aumento de escolaridade. Analfabetismo funcional. Qualidade do ensino. Papel das escolas e professores. Índices de mortalidade. Formação de médicos. Vacinas, doenças contagiosas, prevenção.

Fonte Yahoo
Divulgue

Poste um comentário: