Menu do Site

O Peso da Luz Einstein no Ceará será lançado nesta quinta-feira, 12

Será lançado, nesta quinta-feira (12), às 19h, na Casa da Cultura, o livro O Peso da Luz – Einsten no Ceará, de Ana Miranda. A edição Especial Sobral é publicada pelo Armazém da Cultura com o apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo. Construído com elementos da biografia de Albert Einstein, “O Peso da Luz” trata de um amante da ciência que conta suas memórias, Roselano Rolim – um relojoeiro e inventor de uma máquina utópica, um moto-perpétuo estelar, uma espécie de Quixote nascido em Cajazeiras.

Na mesma cidade paraibana viveu um tio-avô da autora, que nos anos 1930 inventou um controle remoto e inspirou o personagem. Leitor ardente das teorias de Einstein, Roselano recebe de seu amigo poeta a notícia de que uma comissão de cientistas ingleses está a caminho de Sobral, no norte do Ceará, com a finalidade de comprovar a teoria da relatividade geral, durante um eclipse total do Sol que ocorrerá em 29 de maio de 1919.


As observações da comissão inglesa, composta pelos cientistas Andrew Cromelin e Charles Davidson, comprovaram a teoria de Einstein que declarou posteriormente: “A pergunta que minha mente formulou foi respondida pelo ensolarado céu do Brasil”. A Teoria da Relatividade Geral ocasionou uma das maiores revoluções da história humana.


Fonte: ASCOM PMS
Divulgue

Poste um comentário: