Menu do Site

Alunos de Sobral lançam curta metragem no projeto “A Escola vai ao Cinema”

Prefeito Veveu durante a solenidade de premiação do Projeto “A Escola vai ao Cinema”

Com o objetivo de potencializar a experiência do encontro com o cinema nacional, aproximando o jovem da cultura audiovisual brasileira, a CDL de Sobral e o Cine Renato Aragão, apresentaram nessa sexta-feira, 23, a 5ª edição do projeto “A Escola vai ao Cinema”, que contou com a presença do Prefeito Veveu.


O projeto, na programação 2011/2012, segue uma metodologia de educação que envolve um seminário para formação de professores e sessões de exibição de filmes brasileiros, incluindo desenhos animados para os alunos de Ensino Fundamental I e II.  


Ao longo do programa, os alunos participaram de oficinas de animação, quando tiveram a oportunidade de aprender sobre a técnica “stop motion”. O resultado, foi a criação e produção de uma animação feita por eles mesmos, selecionada em dos maiores festivais do Brasil e um dos mais importantes do mundo que é o “Anima Mundi”. 


O filme “Picolé”, de autoria de alunos de sobral, conta a história de uma mãe que não tem dinheiro para comprar comida para os filhos na feira, mas por obra do destino, a dona de casa encontra cincoenta centavos, valor suficiente para um picolé. Ao dividir a guloseima entre os dois filhos, encontra, no palito, uma promoção no valor de uma cesta básica. O roteiro é do aluno Douglas Vascleidson dos Santos.


A produção “O Homem do Saco”, também exibida na sessão, é de autoria de alunos do Município de Limoeiro do Norte. Após a exibição de cada filme, os alunos participarão de uma discussão sobre a temática das obras, em sala de aula, quando serão orientados pelos professores a produzirem uma redação, que pelo regulamento do projeto, fará parte do concurso dos anos seguintes.

Este ano, o evento premiou os alunos das escolas municipais vencedores do concurso de redação do ano passado, que teve como temática “Minha Escola vai ao Cinema”.


Os premiados foram os alunos do1° ao 5° ano da Escola Frederico Auto Correia: Valdinária Vito Pereira, Mynara Paiva Ferreira e Marcos Diones Alves Rodrigues; do 6° ao 9° ano: Guilherme Fernandes de Sena, da  Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes, Benedita Maria Moura Gomes, da Escola Coronel Francisco Aguiar, e Ana Maria Silva Pereira, da Escola José Inácio Gomes Parente.


Estiveram presentes ao evento, a Secretária da STDE, Daniela Costa, a coordenadora da Jornada Ampliada nas Escolas, Antônia Araújo Sousa, Honório Pinheiro, coordenador do projeto e Beth Jaguaribe, curadora do projeto “A Escola Vai ao Cinema”.
 


Fonte: Ascom Pms
Divulgue

Poste um comentário: