Menu do Site

Secretário da Saúde de Sobral se reúne com Agentes de Combate às Endemias

Secretário de Saúde, Olivan Queiroz, com representantes dos Agentes de Combate às Endemias de Sobral

O Secretário da Saúde de Sobral, Olivan Queiroz, reuniu-se, nessa segunda-feira (13), em cumprimento de agenda, com representantes dos Agentes de Combate às Endemias, que atuam no Município.

Os servidores expuseram as ações realizadas este ano, que têm papel fundamental no combate à doenças comuns ao meio urbano. Entre as atividades realizadas estão a  vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, além da inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados para aplicação de larvicidas e inseticidas.

Os agentes orientam, ainda, quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e fazem o recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária.

Hoje, 140 Agentes de Endemias atuam no combate direto ao Aedes aegypti, realizando durante o ano seis visitas periódicas a todos os imóveis do Município, prevenindo, detectando os focos e orientando os moradores sobre as formas de acabar com o mosquito.

Além do controle químico, os agentes de endemias utilizam armadilhas que atraem o mosquito, identificando as áreas onde ele está presente e intensificando, quando necessário, o combate.

Uma das últimas ações realizadas foi no bairro da Expectativa, nessa sexta-feira (17), quando uma grande mobilização tomou conta de ruas e avenidas com a participação dos agentes comunitários de Saúde, Conselho Local de Saúde, Núcleo de Comunicação da Saúde, profissionais do Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família de Sobral (NASF), residentes em saúde da família, garis, guardas mirins e da comunidade.

Para o Secretário de Saúde, o trabalho dos agentes é de grande relevância pois “são eles que estão na linha de frente contra o calazar, doença de chagas e no combate à dengue, por isso, devem ser bem recebidos por toda a população”.

O Plano de Combate à Dengue executado pelo Município, tem sido citado pelo Prefeito Veveu Arruda em todas as suas falas, ao se referir à Saúde de Sobral. O trabalho conjunto das secretarias têm contribuido para a redução dos casos da doença, que apresenta 0,04% de incidência. Apesar do baixo índice, o Prefeito sempre reforça o alerta, e pede a colaboração da população.
Divulgue

Poste um comentário:


Desenvolvido Por Agência Digital Pro Code