Menu do Site

Curso de Engenharia Civil da UVA recebe alunas da Argentina



Um convênio entre as duas instituições está permitindo a mobilidade acadêmica e a expansão do conhecimento.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) recebeu na segunda-feira, dia 20 de maio, duas estudantes argentinas da Universidade Tecnológica Nacional/Faculdade Regional de Córdoba (UTN/FRC), que vieram a Sobral (CE) para desenvolver suas teses de doutorado. As estudantes desenvolverão atividades, até o dia 2 de julho, no curso de Engenharia Civil da UVA, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), no campus CIDAO.

O trabalho da arquiteta Iris Belén Sánchez Soloaga discorre sobre o "Concreto leve com agregados de resíduos de plástico sustentável". Já a engenheira Bárbara Belén Raggiotti irá defender a tese "Misturas de cimento ecológico com eficiência energética para um meio ambiente sustentável". As alunas estão sendo co-orientadas pelo professor doutor Francisco Carvalho, do curso de Engenharia Civil da UVA, que também é coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).

De acordo com o professor, o intercâmbio está sendo possível graças ao convênio firmado entre a UVA e UTN/FRC, que vem permitindo a mobilidade acadêmica entre as duas instituições, com objetivo da troca de conhecimentos e fortalecimento das relações entre os estudantes dos dois países.

"A mobilidade acadêmica permite aos alunos a vivência de novas realidades. O profissional que se forma tendo esta experiência passa a ter uma visão mais abrangente da sua atuação, ao tempo em que conhece novas culturas, o que seria impossível caso desenvolvesse seu projeto apenas em sua instituição de origem", comenta o professor Carvalho.

No cronograma de atividades das doutorandas constam seminários e análises in loco das construções tradicionais de Sobral que consomem recursos não renováveis ou tem impacto ambiental negativo. O objetivo do estudo é estabelecer um diagnóstico e propor alternativas sustentáveis à construção civil.

Em outubro, o professor Francisco Carvalho irá à Argentina, para participar do curso de Pós-Graduação em Doutorado Engenharia de Materiais, dando uma aula sobre "A Ciência e a Engenharia de materiais para a construção civil". Na ocasião, será instituído oficialmente o convênio entre UVA e UTN/FRC.
Divulgue

Poste um comentário:


Desenvolvido Por Agência Digital Pro Code