Arquivo do blog

Menu do Site

'Superlua de sangue' chama atenção do mundo durante madrugada

Fotos: Ivanésio Filho - Sobral em Alerta

Das Américas à Índia, passando por Europa e África, milhares de curiosos se deleitaram na madrugada desta segunda-feira, 28, com o espetáculo da "Superlua de sangue", fruto de um eclipse total que tingiu de vermelho o satélite.
O espetáculo

Durante pouco mais de uma hora, a partir das 02h11 (23h11 de Brasília), desfrutaram do espetáculo excepcional de uma lua especialmente volumosa e brilhante tingida de vermelho sangue. O espetáculo foi visível das Américas, Europa, África, Ásia ocidental e do Pacífico oriental.

A "Superlua de sangue" foi fruto da conjunção incomum de dois fenômenos astronômicos, que não se repetirá até 2033. Nas primeiras horas desta segunda-feira, a lua se encontrou em seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra. Sua luminosidade era, por isso, 30% maior, e era vista 14% maior. 

Além disso, a Terra ficou perfeitamente alinhada com a lua e o Sol, o que privou o satélite da luz que recebe do astro rei e que lhe dá sua habitual cor branca. No entanto, alguns raios, desviados pela atmosfera da Terra, seguiram iluminando a lua, produzindo sobre ela uma curiosa luz vermelha.


Em imagens feitas de Colômbia, Argentina, França e Estados Unidos, é possível ver a progressão do eclipse lunar, que terminou tingindo o satélite de vermelho sangue. No Brooklyn, Nova York, uma multidão se concentrou em praças e calçadas com os olhos para o céu, para tentar captar o espetáculo com seus smartphones.


Em Sobral

O Museu do Eclipse de Sobral montou uma estrutura com três telescópios no Boulevard do Arco, para que os sobralenses assistissem de perto mais um eclipse lunar ou a 'Superlua de sangue'.
Share

Poste um comentário: