Arquivo do blog

Menu do Site

Projeto Sobral Novo Centro vai tomando forma



Nova etapa do Projeto Sobral Novo Centro substituirá asfalto por blocos de concreto nas ruas do Centro Histórico, tombado como Patrimônio Nacional, no ano de 2000.

A nova etapa das obras do Projeto Sobral Novo Centro, que consiste na colocação de blocos de concreto nas principais ruas do centro da cidade, em substituição a atual cobertura asfáltica, prosseguem nas ruas do entorno da Praça de Cuba. Os trabalhos de construção do meio fio e de preparação do solo em parte das ruas já permite a colocação dos blocos de concreto intertravados.

A nova pavimentação trará benefícios, como a diminuição do calor irradiado pelo asfalto quente e, principalmente, a melhora estética no centro. “A retirada do asfalta trará de volta o aspecto original das ruas, valorizando o espaço histórico do centro de Sobral”, explica a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente do Município, Gizella Gomes. A secretária explica também, que a complexidade da obra traz transtornos temporários, por mexer na rotina de comerciantes e das pessoas que passam pela área central da cidade diariamente. 

O conjunto das obras do Projeto Sobral Novo Centro inclui a retificação das caçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, e a padronização da sinalização e iluminação, retirando os atuais postes e tornando subterrânea toda a fiação elétrica, de telefonia e Internet, em 27 hectares de área tombada. “São várias intervenções sendo feitas simultaneamente e as ações envolvem a Coelce, Oi e empresas que utilizam fiação nos postes, que também serão retirados. O resultado final será um Centro mais bonito, agradável e seguro para todos os que lá trabalham e circulam”, afirma Gizella.


Pavimentação com blocos de concreto intertravados teve início no entorno da Praça de Cuba. 

Por não atenderem às especificações técnicas de resistência e estética, os blocos de concreto utilizados pela construtora foram reprovados pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), que fiscaliza a obra. Após testes feitos em Fortaleza, o novo material foi aprovado para ser utilizado na pavimentação. “O fato ocasionou um atraso no cronograma dos trabalhos, mas não a paralisação da obra, que segue normalmente e deve ser concluído em doze meses”, explica Gizella Gomes.

O Projeto Sobral Novo Centro é mais uma importante obra da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Sobral é a única cidade do Nordeste a receber uma obra desta complexidade e de grande alcance econômico e social. O investimento é um marco na revitalização de nosso Centro Histórico”, afirma o Prefeito Veveu.
Share

Poste um comentário: