Arquivo do blog

Menu do Site

Sobral - CE | Escola vai ao cinema estreia a sétima edição

O projeto já realizou mais de mil sessões de cinema e alcançou público de 80 mil jovens. Na área formativa os alunos participam de oficinas e saem capacitados para o mercado audiovisual



O projeto “A Escola Vai ao Cinema” lança na próxima sexta-feira, dia 15, a sua sétima edição na cidade de Sobral. O evento de lançamento acontece a partir das 15 horas, no Cinema Renato Aragão, com a exibição do curta “O Pescador”, filme de animação dirigido e roteirizado por alunos da escola pública sobralense sob a orientação pedagógica de profissionais do audiovisual. Antes da apresentação será entregue a premiação às melhores redações escritas pelos alunos da rede pública do Município que, ano passado, participaram do concurso.   

As ações de capacitação e exibição também contemplam os estudantes de Limoeiro do Norte, na Microrregião do Baixo Jaguaribe. Nesta edição, entra no circuito a cidade de Quixadá, localizada na Mesorregião dos Sertões Cearenses. O projeto é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social em parceria com a Coelce, Pinheiro Supermercados e a Programadora Brasil. A iniciativa tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e das Prefeituras das cidades contempladas.

As exibições acontecem sistematicamente no Cinema Francisco Lucena, de Limoeiro do Norte, Cine Renato Aragão, de Sobral, e Sala de Cinema O Bom Vizinho, em Quixadá.

UM LEGADO DE SUCESSO

“A Escola vai ao cinema” já realizou mais de mil sessões e alcançou público de 80 mil jovens. Os dois municípios cearenses juntos realizaram 1.035 projeções, exibindo exclusivamente películas nacionais. Em Sobral, no período de 2007 a 2011, foram mobilizados aproximadamente 72 mil jovens, em 937 exibições, muitos deles vivendo pela primeira vez a experiência de conhecer uma sala de cinema. No primeiro ano em Limoeiro do Norte, 8 mil jovens estiveram presentes ao projeto, nas 98 sessões realizadas. Ao todo, participaram 2.341 professores nos dois polos.

DESCOBERTA DE TALENTOS

Desde 2007, crianças e jovens do interior cearense vivenciam uma experiência literalmente "de cinema". Em Limoeiro do Norte e Sobral, a “A Escola vai ao Cinema” promove sessões gratuitas destinadas a alunos do Ensino Médio e Fundamental, da rede pública de ensino. Paralelamente, realiza oficinas no núcleo de animação, o Edu.Animação, de onde já saíram curtas que foram selecionados em importantes festivais do país, como o Anima Mundi. A ideia é despertar o senso crítico e a formação intelectual através da apreciação à sétima arte, bem como integrar linguagens, procurando sempre correlacionar áreas do conhecimento em um processo de aprendizado permanente entre alunos e educadores.

"CINEEDUCAÇÃO": FORMAÇÃO CINEMA X EDUCAÇÃO

O projeto segue uma metodologia de educação que envolve o Seminário "CineEducação", para formação de professores, sessões de exibição de filmes brasileiros e atividades em salas de aula. Além deste percurso metodológico, os jovens ainda participam do concurso de redação “Minha escola vai ao cinema” e de outros espaços de criação, como as oficinas de linguagem audiovisual.

"EDU.ANIMAÇÃO": PRÁTICAS AUDIOVISUAIS DESENVOLVENDO TALENTOS

Durante a 6ª edição do evento, em 2013, a boa novidade foi a implantação do Núcleo de Animação de Sobral, "Edu.Animação", na sede da Brinquedoteca, que funciona como espaço de formação, criação e produção, envolvendo jovens na arte do desenho animado. O núcleo conta com tecnologia digital de ponta para assegurar experiências de animação com alunos da rede pública de ensino.


SUGESTÃO DE ENTREVISTAS
Tereza Tavares - Coordenadora do projeto A Escola vai ao Cinema – (85) 8711.3703
Bete Jaguaribe – Curadora – (85) 86390474
Telmo Carvalho – Orientador das oficinas – (85) 9691.3870 (TIM)  / (85) 3017.0570

SERVIÇO
Lançamento da sétima edição do projeto “A Escola vai cinema”

Local: Cine Renato Aragão/ Endereço: Av. John Sanjord, 1800 – Bairro: Junco, Sobral-CE. 
Share

Poste um comentário: