Arquivo do blog

Menu do Site

Autoridades e estudantes prestigiam campanha Ceará sem Drogas em Sobral

Estudantes, professores e membros da sociedade civil prestigiaram, na tarde desta sexta-feira (30/05), em Sobral, o quarto encontro da campanha Ceará sem Drogas, promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará. Idealizado pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), o encontro tem por objetivo levar ao conhecimento da população os efeitos dos entorpecentes.



De acordo com Zezinho Albuquerque, os índices de consumo de drogas têm preocupado as autoridades e as famílias brasileiras. Ele citou pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo que mostra números alarmantes. “O uso epidêmico de substâncias preocupa o poder público e atormenta as famílias. No Brasil, 28 milhões de pessoas têm algum familiar com dependência química. O Brasil é o segundo consumidor de cocaína do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos”, afirmou.

Conforme o presidente, as capitais do Nordeste têm a maior quantidade de crianças consumidoras de crack do País. “No Ceará, não é diferente. Por isso é necessário o compromisso de todos. No ano passado foram realizadas mais de quatro mil prisões em flagrantes pelo trafico de drogas, o investimento que está sendo feito na saúde e na educação mostra a vontade do governo de combater esse mau”, salientou.

O jornalista Caco Barcelos foi o responsável pela palestra principal referente ao tema. Ele mostrou uma visão diferenciada sobre a problemática e citou momentos marcantes de sua vida jornalística. “Antes de chegar perto das drogas você tem que conhecer. Ela provoca prazer no consumidor, assim como a bebida também. Para combater o crack é preciso primeiro combater a cachaça. Se você estuda a trajetória do crack, quase sempre tem por trás situações ligadas a bebida”, explicou.

Segundo Caco Barcelos, as pessoas que procuram as drogas vão em busca de alguma coisa para tentar mostrar dignidade na vida. “Eu fiquei cinco anos nas favelas do Rio de Janeiro para fazer um dos meus livros. Existiam famílias praticamente destruídas pelo álcool. Portanto, afirmo que esse mal deve começar a ser combatido pela droga pequena para que não chegue à grande”, pontuou.

Para o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, a droga precisa ter uma atenção especial. “Todos nós estamos unidos para não deixar que a droga nos vença”, disse.

O evento foi prestigiado pelos deputados Júlio César Filho (PMN) e Bethrose (PRB); pela assessora Especial de Políticas Públicas sobre drogas do Governo, Socorro França; pelo desembargador Paulo Albuquerque; pelo ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino; pelos prefeitos de Ipueiras, Raimundo Nonato; Croatá, Antônio Onofre e Massapé, Antônio José; pelo presidente da OAB de Sobral, José Inácio Linhares; além de vereadores e lideranças políticas.

Lançada em Fortaleza, a campanha já visitou os municípios do Crato e Limoeiro do Norte. A iniciativa também chegou aos jogos do campeonato cearense de futebol e as escolas públicas estaduais através de concurso de redação.

* Com informações da AL/CE
Share

Poste um comentário: