Arquivo do blog

Menu do Site

MEC recebe inscrições de candidatos ao Sisu

A partir de hoje, os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. No site do programa os estudantes já podem consultar as vagas disponíveis em, pelo menos, 115 instituições.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a segunda instituição a oferecer o maior número de vagas do País (6.378) em cursos de graduação presencial. O Estado oferta um total de 8.417 vagas. Além da UFC, estão entre as instituições cearenses que abrem inscrições, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com 1.845 e 194 respectivamente.

Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site do exame.

DETALHES
* No primeiro semestre de 2014, a Universidade Federal do Ceará disponibilizará 3.996 vagas. Para o segundo, serão 1.662. A instituição oferecerá no total 102 cursos de graduação superior.

** O curso de Medicina da UFC é o que oferece a maior quantidade vagas, 160 no total. Agronomia aparece em segundo lugar, com 140. Engenharia de Energias e Meio Ambiente e Engenharia Civil estão em terceiro lugar e selecionarão 120 candidatos.

*** A UFC disponibilizará 50% de suas vagas para alunos da rede pública de ensino. Entre estas, a metade vai para candidatos que possuem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. De acordo com a Lei Federal de Cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de instituições de ensino superior pública devem ser destinadas a cotistas.

**** A Universidade Federal do Cariri (UFCA), tutelada pela UFC, oferecerá 720 vagas, sendo 480 para a seleção atual. A instituição dispõe de nove cursos ofertados em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. São oferecidas pelo IFCE 1.845 vagas, em 56 cursos de graduação presenciais em 17 campi espalhados pelo Estado. A Unilab ofertará 194 vagas para 14 cursos de graduação.

Fonte: Diário do Nordeste
Share

Poste um comentário: