Arquivo do blog

Menu do Site

Iniciada em Sobral a XI Agrinorte

Iniciada nessa quarta-feira (6), no Centro de Convenções, a XI AGRINORTE - Feira da Agricultura Familiar da Zona Norte do Estado do Ceará, realizada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri), traz como tema: Tecnologias Sociais e Agroecologia: Convivendo com o Semiárido. 

Em sua abertura, a Feira contou com a presença do Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares, que representou o Prefeito Veveu; da Secretária da Seagri, Luiza Barreto; do Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário,  Nelson Martins, representando o Governador Cid Gomes e do vereador Carlos do Calisto, representante da Câmara Municipal, além de outros parceiros nos projetos de desenvolvimento da agricultura no Município e demais convidados.

Em suas palavras, o Vice-Prefeito, se disse satisfeito com os novos rumos que o setor agropecuário tem tomado em busca do desenvolvimento, e “que graças às parcerias entre as gestões, Sobral segue a passos largos no que diz respeito à produção agrícola. Para citar um bom exemplo, temos o Projeto São José III, que aprovou este ano, 7 projetos de Sobral para o abastecimento de água e mais 5, relacionados ao setor produtivo”.

Ao longo dos anos, a Prefeitura de Sobral tem direcionado suas ações para a Agricultura Familiar de maneira integrada, somando ações na execução dos Programas Garantia Safra, Mandalas, Quintais Produtivos, Inclusão Produtiva e Restaurante Popular. A Agrinorte tem proporcionado à Região Norte, aos Agropolos do Baixo Acaraú e à Região da Ibiapaba, amplas discussões nos segmentos da fruticultura irrigada, floricultura, hortaliças, piscicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, avicultura caipira, bovinocultura de leite e artesanato.


De acordo com a Secretária da Seagri, Luiza Barreto, “um dos objetivos da Agrinorte é avançar nos processos de pesquisa e extensão rural, como forma de podermos incentivar o intercâmbio científico sobre estratégias de desenvolvimento rural sustentável, divulgando casos de sucesso e articulando processos de transferência de tecnologias”.

A abertura seguiu com apresentação cultural do Maracatu Nação Tremembé, de Aracatiaçu, e show de forró com a banda Cafuné do Mucambo, além da movimentação em torno da Feira da Agricultura Familiar, com venda de Produtos Agroecológicos como galinha caipira, frutas, hortaliças, verduras, polpas de frutas, bolos e doces regionais e a presença do Caminhão Feira do Peixe, que garante a venda de produtos com preços populares e sem agrotóxicos. A XI AGRINORTE segue até sexta-feira (8).
Share

Poste um comentário: