Arquivo do blog

Menu do Site

Sobralense, preta e pobre, espera a cinco meses pelo resultado de uma mamografia

Tem umas coisas absurdas que acontecem na saúde do nosso país, e em especial na cidade de Sobral, que são difíceis de se acreditar. A Sra. Maria Bartolomeu, moradora do bairro Padre Palhano, fez uma mamografia de rotina, na Santa Casa de Sobral, no último dia 08 de maio de 2013. A previsão dada pelo Hospital para entregar o resultado foi dia 29 de maio de 2013. Portanto, 21 dias após a realização do exame. Passados cinco meses da realização do exame, D. Maria Bartolomeu ligou na última segunda-feira (14) pela décima vez para o número 3112.0592 para saber se o resultado estava pronto. Outro NÃO.

No mês em que comemoramos o Outubro Rosa, movimento mundial que busca conscientizar sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Sra. Maria Bartolomeu, brasileira, preta e pobre, busca a cinco meses pelo resultado de uma mamografia, e não obtém uma resposta.

Que Deus à livre, mas imaginemos que a Sra. Maria Bartolomeu estivesse com um câncer de mama. Que poderia ter sido diagnosticado precocemente há cinco meses atrás. Quem iria responder pelas complicações que a doença poderiam lhe trazer devido ao atraso de um simples resultado que só Deus sabe o porque de não ter sido dado ainda?

Será que não há muita pieguice por trás das campanhas publicitárias que priorizam a conscientização dos exames de mamografia no mês de outubro? Porque a Sra. Maria Bartolomeu ainda não recebeu o resultado do seu exame? Quem puder responder, me ligue (88) 92261210. A Sra. Maria Bartolomeu trabalha na casa da minha mãe há 12 anos, e agora que soube do calvário dela para receber o simples resultado de uma exame que pode salvar sua vida, resolvi tomar as dores por ela.

Fonte: Sobral em Revista
Share

Poste um comentário: