Arquivo do blog

Menu do Site

Escola Profissionalizante Lysia Pimentel promove concurso de redação sobre Dom José


Em comemoração ao mês dedicado a Dom José Tupinambá da Frota,  a  EEEP Lysia Pimentel promoveu junto aos seus alunos um concurso literário, como forma de resgatar a memória desse benemérito sobralense, grande empreendedor e primeiro bispo de Sobral. Trata-se de uma homenagem bastante merecida, já que essa figura ilustre muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Município, principalmente no âmbito educacional.


O vencedor do concurso foi o aluno Jonhnatan Plácido, do 2º ano do curso Técnico em Logística, com a redação a seguir:

Dom José, o maior empreendedor sobralense


A história de Sobral estaria incompleta, se não fosse a atuação de uma figura de importância inquestionável para o desenvolvimento da cidade: Dom José Tupinambá da Frota, ou simplesmente, Dom José – o primeiro bispo de Sobral; porém suas contribuições foram além das obras de âmbito religioso.


Sobral era uma cidade que ainda não acompanhava o ritmo do Brasil, não era desenvolvida e não contava com uma boa educação. A cidade simplesmente não contava com os serviços básicos; entretanto essa realidade começou a mudar com as obras de Dom José, o próprio criou o colégio “Sant'Ana” (para as garotas) e o “Sobralense” (para os meninos). Essa contribuição foi fundamental, uma vez que não há desenvolvimento sem educação.


A saúde na cidade não era das melhores; todavia, os sobralenses viram esse cenário mudar, quando Dom José conseguiu construir a Santa Casa de Misericórdia. A informação também passou a ser algo presente no cotidiano das pessoas com a criação do jornal Correio da Semana.
Com o Abrigo Coração de Jesus, os idosos viram uma saída para o constante desamparo da época.


Tratando-se de Dom José, podemos dizer que sua importância para Sobral é algo que sempre deve ser lembrado e reconhecido pelos sobralenses, pois suas contribuições foram fundamentais para que Sobral viesse a crescer e tornar-se essa cidade tão admirada pelos cearenses, e de uma forma mais ampla pelos brasileiros.
 

Jonhnatan Plácido Gomes
2º ano do Curso Técnico em Logística
Share

Poste um comentário: