Arquivo do blog

Menu do Site

Bancários do Ceará mantêm greve e comerciantes temem prejuízos

Os bancários do Ceará rejeitaram nesta segunda-feira (7) a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Cerca de 300 bancários participaram da assembleia. A categoria está em greve no estado há 19 dias e já causou a diminuição das vendas no comércio para o período da Dia das Crianças.

A proposta da Fenaban rejeitada eleva de 6,1% para 7,1% (aumento real de 0,97%) o índice de reajuste sobre os salários e para 7,5% sobre o piso salarial (ganho real de 1,34%) e de aumento de 10% na parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). De acordo com o sindicato do Ceará, a proposta não apresenta as questões de segurança, saúde, emprego e condições de trabalho e não representa nem 1% de aumento real.
De acordo com o sindicato dos bancários do Ceará, nos próximos dias, o objetivo é radicalizar o movimento grevista. Segundo a diretoria, tesoureiros da Caixa Econômica Federal irão se reunir na quarta-feira (9) para organizar o fechamento integral de todos os autoatendimentos.  A próxima assembleia da categoria está marcada para a quinta-feira (10).
Prejuízos
Com as agências bancárias fechadas há 19 dias, o comércio já sente a diminuição no movimento. De acordo com o presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, Honório Pinheiro, para o período era esperado um crescimento de 12% nas vendas, mas houve queda que já chega a 30%.
"Era um crescimento esperado. Com a greve, estamos perdendo essa oportunidade e acumulando um prejuízo maior ainda", afirma Honório Pinheiro. No Centro de Fortaleza, o estoque para uma das datas mais esperados no semestre deve ficar encalhado em uma loja de sapatos. Nas lojas de brinquedos, a queda registrada das vendas é de pelo menos 10%.
Sobral
Na cidade de Sobral quem precisa fazer um depósito em algumas agências não tem sucesso pelo motivo da falta de envelopes, quem precisa trocar um cheque também tem problemas.
Share

Poste um comentário: