Arquivo do blog

Menu do Site

Sobral é destaque mundial na redução da mortalidade infantil


Com queda da Taxa de Mortalidade Infantil de 18,93 para 14,55 de mil nascidos vivos entre 2009 e 2012, o Município de Sobral foi citado como exemplo de sucesso na redução da mortalidade na infância, por especialistas do Unicef e da Organização Mundial de Saúde, em entrevista coletiva nessa quinta-feira,12, na sede do Unicef em Nova York.

Foram apresentados indicadores mundiais e regionais da mortalidade na infância, que apontam a probabilidade de um recém-nascido não completar 5 anos, e as mortes neo natais desde 1990. Participaram da entrevista, a vice-diretora do Unicef, Geeta Rao Gupta, do chefe da área de saúde, Mickey Chopra, da chefe de estatísticas e monitoramento, Tessa Wardlaw, e da diretora do Departamento de Saúde Materna, Neonatal, da Criança e do Adolescente da OMS.

O Ministério da Saúde, Unicef e a Organização Pan-Americana da Saúde divulgaram, também, nesta sexta-feira,13, em Brasília, dados inéditos da redução da mortalidade na infância. O Brasil e, especificamente, Sobral e o Município de Eusébio, são destaque em vídeos que mostram as estratégias desenvolvidas em cada município para alcançar as metas.

A Estratégia Trevo de Quatro Folhas, da Secretaria da Saúde de Sobral, está no mais novo documentário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As imagens foram feitas no mês de agosto para o programa “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, iniciativa do Unicef e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso visa acelerar os esforços dos governos e da sociedade em reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. O material gravado em Sobral é exemplo para o mundo, com a finalidade de estimular os governantes a investirem em programas para redução da mortalidade infantil.

O Município de Sobral foi escolhido pelo Unicef por apresentar um programa eficaz na redução da mortalidade infantil. Um destaque merecido para a equipe da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, que qualifica as “mães sociais” para acompanharem mães e bebês desde a gestação até o período pós-parto.

O assunto será destaque no Jornal Nacional de hoje (13), da Rede Globo, que mostrará que a redução da mortalidade na infância do Ceará já vem sendo um avanço divulgado e comemorado, pelo governo do Estado. Além da informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou no dia 2 de agosto, deste ano, que o Ceará foi o segundo Estado do Brasil que mais reduziu a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) entre os anos de 1980 a 2010.


Confira o documentário que revela Sobral ao mundo, com a Estratégia Trevo de Quatro Folhas.


 


 Dados da Redução da Mortalidade infantil no Brasil AQUI.
Share

Poste um comentário: