Arquivo do blog

Menu do Site

Smartphones vendem mais que celulares comuns e Android lidera com folga


Smartphones vendem mais que celulares comuns e Android lidera com folga




Já era esperado, mas os resultados chegaram antes do que se imaginava. Os smartphones superaram pela primeira vez os celulares comuns ou featurephones no número de vendas e participação no mercado nas pesquisas da Gartner. O estudo contabilizou a venda de 435 milhões de aparelhos no segundo trimestre deste ano, sendo que 51,8% deles foram smartphones.
Fora isso, a consultoria ainda conseguiu filtrar a quantidade de aparelhos vendidos por fabricante e sistema operacional. Dessa forma, como já era esperado, o Android fica na dianteira no campo dos SOs mobile, com quase 80% do mercado. O iOS é o segundo colocado, tendo reduzido sua participação se comparado com o mesmo período do ano passado.
Fora isso, como os números do IDC já tinham mostrado anteriormente, o Windows Phone da Microsoft realmente se estabilizou na terceira colocação na lista dos SOs mais vendidos no mundo inteiro, deixando o Blackberry para trás com menos de 1% de diferença. O WP apresentou crescimento de 83% no último ano, enquanto a concorrente encolheu mais de 23%.
Na tabela, você consegue conferir a evolução de cada sistema operacional no último ano, sendo que as os números representam os milhares de unidades vendidos em todos os países e a porcentagem de participação no mercado de smartphones.
Smartphones vendem mais que celulares comuns e Android lidera com folgaQuantidade absoluta de unidades deve ser multiplicada por mil. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Venda de celulares comuns e smartphones

Chegando ao campo das fabricantes de aparelhos simples e “inteligentes”, a diferença entre o primeiro e o segundo colocado diminui bastante, mas a Samsung (24,7%) lidera também com folga. A empresa tem 10 pontos percentuais a mais que a segunda maior vendedora de celulares no mundo, a Nokia (14%). A Apple segue na terceira colocação, sendo esse número referente aos dados de smartphones e celulares comuns somados.
É interessante notar a falta da Motorola na tabela da Gartner, que se refere apenas ao segundo trimestre deste ano, quando a fabricante ainda não tinha feito sua recente investida no mercado de aparelhos médios. Fora isso, a empresa praticamente abandonou os celulares comuns em detrimento dos modelos com Android, o que pode também contribuir para seu resultado.

Disputa pelo mundo dos smartphones

Smartphones vendem mais que celulares comuns e Android lidera com folgaO número de vendas deve ser multiplicado por mil. (Fonte da imagem: Tecmundo)
Se desconsiderarmos os celulares comuns, ficando apenas com os smartphones, o cenário entre as fabricantes muda um pouco, mas ainda mostra a mesma líder. A coreana Samsung também lidera esse segmento do mercado, seguida pela Apple e pela LG.
É interessante notar a presença da Lenovo no campo dos maiores vendedores de smartphones, sendo que a empresa ainda não tem grande alcance global, como a Nokia, que nem aparece na lista. A Gartner explica que a finlandesa viu a venda de sua linha Lumia crescer mais de 112% no último ano e atribui o sucesso ao grande portfólio da fabricante. Ainda assim, como a queda anterior tinha sido muito grande, a empresa ainda não conseguiu recuperar a participação que tinha na era pré-Android/iOS.
Fonte: Gartner

Share

Poste um comentário: