Arquivo do blog

Menu do Site

Site ajuda população a monitorar pontos mais perigosos de uma cidade, inclusive Sobral


Modelos de construção coletiva, como o crowdsourcing, não funcionam apenas quando o assunto é financiar um projeto. Quando bem empregado, esse tipo de recurso pode constituir uma boa fonte de informação sobre um local ou tema de interesse público – como acontece na Wikipedia, por exemplo. Um bom exemplo nesse segundo segmento é o site Onde Fui Roubado, plataforma colaborativa que reúne dados sobre crimes realizados em várias cidades do Brasil, inclusive Sobral. (clique AQUI)

No site, a população denuncia de forma anônima crimes como furto, assalto à mão armada, sequestro relâmpago, roubo de lojas, casas, veículos e saidinhas bancárias. Cada ocorrência é registrada com dados como endereço e mapa da localização, tipo e data do crime, objetos roubados e uma breve descrição do fato – o que colabora para a criação de um painel de estatísticas do crime em cada localidade (com informações como o índice de pessoas que registraram boletim de ocorrência ou o gênero sexual mais frequente entre as vítimas).

Para aumentar o efeito da prevenção, as denúncias também podem sem compartilhadas com amigos nas redes sociais Facebook, Twitter e Google +. Particularmente, ainda que o número de registros de denúncias na plataforma ainda seja relativamente baixo, fiquei impressionado pela facilidade com que a ferramenta permite aos usuários verificar quais os tipos de crimes mais comuns em um bairro, por exemplo.

Fonte: Revista Superinteressante

A Opinião do Blogueiro
O site já possui uma página destinada a cidade de Sobral, porém, por desconhecimento das pessoas, apenas três ocorrências foram registradas até o momento. Seria bom se as pessoas pudessem abastecer de forma séria esse espaço, e a secretaria da Cidadania e Segurança pudesse acompanhar os dados de forma sistemática de forma a auxiliar o trabalho das demais forças de segurança. Fica a dica!
Share

Poste um comentário: