Arquivo do blog

Menu do Site

Jogar lixo na rua agora dá multa. Mas no Rio de Janeiro.


Começou na última terça-feira (20) a operação ‘Lixo Zero’ que multará quem jogar lixo no chão no centro, do Rio de Janeiro. Nos últimos dois meses, funcionários da Comlurb perceberam a redução de até um terço no volume de resíduos jogados em via pública no Centro da cidade. Foi nesse período que equipes da companhia percorreram as vias para flagrar quem ainda confunde ou esquece a diferença entre o canteiro de uma árvore e uma lixeira, e parece que deu certo.

Depois do Centro, em dez dias a prefeitura começa a aplicar multas em Copacabana. Em meados de setembro, será a vez de Leblon, Ipanema e Lagoa. As equipes, formadas com até 600 fiscais da Comlurb, guardas municipais e policiais militares — que serão contratados para trabalhar nas suas horas de folga, vão percorrer as ruas de 7h às 22h. Estão previstas operações também nos fins de semanas, mas em pontos específicos da cidade.

Fonte: O Globo

A Opinião do Blogueiro
Em Sobral, guardadas as devidas proporções, a Prefeitura poderia adotar medida semelhante. Quem for flagrado sujando as ruas, recebe multa, pequena, mas significativa de R$ 20, com recolhimento no prazo máximo de até três dias úteis aos cofres públicos. As formas de colocar o projeto em prática podem ser absorvidas da experiência carioca e adaptadas à realidade local. Fica a dica!
Share

Poste um comentário: