Arquivo do blog

Menu do Site

Casa do Capitão-Mor ganha Prêmio Pontos de Memória

A Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa, um dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral, que desenvolve atividades relacionadas à história local e educação para o patrimônio, ganhou o Prêmio Pontos de Memória 2012, outorgado pelo Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura.
A Casa do Capitão-Mor fica na rua Randal Pompeu, 173, no Centro de Sobral, ao lado da Catedral da Sé

O Programa Pontos de Memória tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social. Com metodologia participativa e dialógica, os Pontos trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, que elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo.

Os Pontos de Memória valorizam o protagonismo comunitário e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Em estágio pleno de desenvolvimento, são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.


Fonte: ASCOM PMS
Share

Poste um comentário: