Arquivo do blog

Menu do Site

Educação sobralense é mais uma vez referenciada na grande mídia nacional


A educação sobralense continua sendo alvo de elogios na grande imprensa nacional. Neste domingo (21), o jornal O Globo, do Rio, fez uma ampla reportagem sobre um estudo técnico feito pela Secretaria do Tesouro Nacional que estimou que pelo menos 40% dos recursos gastos pelas prefeituras brasileiras no ensino fundamental são desperdiçados.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) criticou o estudo, que informa que pelo menos 40% dos recursos gastos pelas prefeituras brasileiras no ensino fundamental são desperdiçados. Para a confederação, o levantamento é simplificador e a conclusão de que a Educação não necessita de mais investimentos é irresponsável. A entidade admitiu, porém, que é preciso melhorar a gestão.

O Texto para Discussão n.º 15 foi publicado na página do Tesouro Nacional. Numa atitude incomum, o próprio Tesouro discordou das conclusões do texto. O Ministério da Educação (MEC) também condenou o trabalho.

Os autores — quatro analistas do Tesouro e uma professora da USP — analisaram gastos de 4,9 mil prefeituras, cotejando as despesas com o respectivo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino. A conclusão foi de que R$ 21,9 bilhões, de um total de R$ 54,8 bilhões, são desperdiçados, uma vez que as cidades poderiam ter atingido as metas do Ideb com menos dinheiro.

Em meio a reportagem, os editores fazem alusão ao município de Sobral, como modelo de qualidade na educação, e faz uma referência especial a professora Camila Farias do Monte, de 23 anos, considerada uma professora exemplar na rede municipal de ensino. Na página da Edu. Connection, no Facebook, a referência é para o secretário da Educação, Julio Cesar Alexandre:

“Muito orgulho de conhecer Julio Alexandre, secretário de Educação da cidade e que, junto com sua equipe, transformou a cidade como modelo de eficiência dos gastos em Educação e com resultados incríveis. Parabéns!”

Para ler a reportagem d’O Globo na integra, clique AQUI. Para ver a página da Edu.Connection no Facebook, clique AQUI
Share

Poste um comentário: